sexta-feira, 25 de novembro de 2011






Hoje em dia com o tempo cada vez mais escasso muita das vezes esquecemos-nos de fazer coisas primordiais em nossas vidas que porventura podem refletir negativamente em nossas vidas ao longo dos anos.

Vocês já pararam e pensaram por que precisamos reciclar ?

A quantidade de lixo e outras coisas que deixamos diariamente não é brincadeira, por isso que o objetivo de reciclar é reaproveitarmos os materiais utilizados por nós. Os benefícios da reciclagem são muitos como: economia de energia, maior preservação dos recursos naturais, diminuição do lixo aterrado, diminuição dos impactos ambientais entre outros.

Interessante não é mesmo ?

Pois bem, agora que vocês aprenderam um pouco do motivo de reciclar, vamos ver como podemos reciclar ajudando o meio ambiente e contribuir com toda sociedade.

Dicas de Reciclagem


Separar o lixo para reciclagem;

Ao comprar um eletrodoméstico, prefira os novos e de qualidade (economizam energia);

Regar as plantas no período da manhã ou no cair da noite;

Evitar deixar torneiras abertas ou pingando;

Economize no papel, utilize o outro lado do papel para anotações ou fazer rascunhos;

Reduza o uso do automóvel (carro), tenha uma vida mais saudável, se for sair para lugares próximos prefira a pé;

Faça doações das roupas que não utiliza mais, normalmente bazares de caridade recebem e doam para quem precisam;

Estas são apenas algumas das dicas que vocês podem fazer e com isso ajudar a natureza e o meio ambiente. Agora imaginem se todo mundo pensasse da mesma maneira e cada um ajudasse mesmo que fosse só um pouco, com certeza teríamos um cenário diferente no Brasil.




Agora, saiba o que é reciclável, e o que não é:



RECICLÁVEL
Papel jornais, revistas, caixas de papel e papelão, cadernos, formulários de computador, envelopes, papéis de rascunho ou de embrulho... Plástico Garrafas de água e refrigerantes, sacos de leite, frascos de shampoo e detergentes, vasilhas, tubos, canos de PVC, sacos, sacolas, brinquedos... Vidro Garrafas em geral, copos, frascos de perfume e produtos de limpeza, frascos e potes de produtos de higiene e alimentos. Cacos também! Metal Latas de bebidas, de alimentos em conserva, pregos, parafusos, panelas, fios, arames e chapas metálicas. Mais: bronze, zinco, chumbo ou cobre.









NÃO RECICLÁVEIS
Papel carbono, fotografias, papel de faz, papéis sujos, papel toalha, papel higiênico, etiquetas adesivas, fitas crepe e adesiva, papéis metalizados ou plastificados. Cabos de panela, tomadas, isopor, embalagens de biscoito, balas e doces. Clips, esponjas de aço, grampos e pilhas. Espelhos, vidros planos, lâmpadas, pirex, tubos de TV, cerâmica e porcelana.






Após evitar consumir coisas desnecessárias, reaproveitar outras, agora é hora de pensar em reciclar. Muitos materiais podem ser reciclados e cada um por uma técnica diferente.
A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes é um processo mais barato do que a produção de um material a partir da matéria-prima bruta.
A lata de alumínio é um exemplo do dia-a-dia de qualquer um, pois vemos que mal acabamos de tomar o refrigerante e já tem alguém interessado na latinha. Isso porque o Brasil é o número 1 em reciclagem de latinhas, e o valor do alumínio é bem atraente para aqueles que não possuem outra fonte de renda.








O que é coleta seletiva e reciclagem?



a) Coleta seletiva

É separar o lixo para que seja enviado para reciclagem. Significa não misturar materiais recicláveis com o restante do lixo. Ela pode ser feita por um cidadão sozinho ou organizada em comunidades : condomínios, empresas, escolas, clubes, cidades, etc.

b) Reciclagem

É a atividade de transformar materiais já usados em novos produtos que podem ser comercializados. Exemplo : papéis velhos retornam às indústrias e são transformados em novas folhas.

Benefícios em reciclar? Veja alguns:

a) Economia de energia
b) Redução da poluição
c) Geração de empregos
d) Melhoria da limpeza e higiene da cidade
e) Diminuição do lixo nos aterros e lixões
f) Diminuição da extração de recursos naturais
g) Menor redução de florestas nativas

Um comentário:

  1. olá Pedro Henrique, seu Blog é maravilhoso, estou estasiada com a sua criatividade. Vamos continuar cuidado do nosso Planeta, afinal quem o criou foi Deus, e devemos fazer a nossa parte.
    Deus te abençõe. Paula Araújo

    ResponderExcluir