sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Brincadeiras de Antigamente. Diversão garantida.





Antigamente não existiam muito brinquedos e se as crianças quisessem se divertir tinham que usar a criatividade. As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: Amarelinha, bola de gude (no Cearaá mais conhecido como Bila), cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa… Tudo isso fazia parte do cotidiano e assim elas se divertiam por horas e dias.
Com o advento do computador as pessoas e consequentemente as brincadeiras se tornaram mais solitárias e menos sociaveis. Sem violência e usando a união e a competição sadia as crianças sabiam aproveitar bem o seu tempo para interagir com as outras e isso era muito sadio para todos os praticantes.
Embasado nessa afirmação venho aqui relembrar algumas brincadeiras que eram praticadas com mais frequência há tempos a trás. Vamos nos divertir?



Brincadeiras Antigas - Pião


Brincadeiras Antigas




-Pião


(imagem retirada de pesquisa google images – origem www .pca.org.br/imagens/robson/03piao.jpg)


Mas hoje as crianças não devem nem saber o que são essas brincadeiras. A tecnologia transformou o mundo deles e trouxe a tona brinquedos que não exigem criatividade, muito menos esforço.


Se você quer que seus filhos retomem as brincadeiras do passado, nada melhor do que tirar algum tempo e ensinar para eles que para brincar não é preciso gastar. Uma boa opção é ensinar para eles as brincadeiras que você mais gostava e assim também brincar junto com eles. Se não lembra mais ou está sem ideia, algumas dicas para ajudar:




- Bandeira
As crianças são divididas em dois grupos de igual número. Em cada campo, dividido também em dois, são colocadas duas bandeiras (de cada lado), no fundo dos campos. Cada grupo deve tentar roubar a bandeira do lado oposto, sem ser tocado por qualquer jogador daquele lado. Se for tocado fica preso e como uma estátua, colado no lugar. Os adversários podem salvá-lo, bastando ir até o campo e tocar o companheiro. O lado que tiver, mais meninos presos perde e o outro partido consegue finalmente roubar a bandeira. Vence quem pegar a bandeira primeiro independente se tiver conseguido colar os adversários.

- Chicote Queimado

Uma criança esconde o chicotinho queimado, geralmente uma correia velha ou qualquer objeto escolhido, enquanto as demais tapam os olhos. Quando a criança que esconde acabar diz: _ " chicotinho queimado! " Depois, todas vão procurar o chicotinho. Se uma criança estiver mais distante, a que escondeu o chicotinho dirá que ela está fria. Se mais perto, dirá que está quente. Dirá também que está esquentando ou esfriando conforme a que estiver mais próxima se distancia ou se aproxima do chicotinho queimado. " Estar pelando" é estar muito perto do chicotinho. A criança que achar o chicotinho queimado sairá correndo batendo com ele nas demais (no caso da correia velha). E é ela que irá escondê-lo da próxima vez.


- Lá Vem o Rato
As crianças ficam em círculo e uma outra permanece no centro, segurando uma corda (cordel) em cuja extremidade prende-se um peso que será o "rato". Ao início do jogo, a criança do centro deve girar a corda junto aos pés dos participantes que devem pular não deixando que o rato os toque.
A criança deve deixar o rato pegá-la, é afastada do jogo. O jogo terminará quando só restar uma criança no círculo, a que será a vencedora.

- Cobra-Cega
- Cobra cega?! - Senhor. - De onde vieste? - De traz da serra. - Que trouxeste? - Um saquinho de farinha. - Dá-me um bocadinho/ - Não chega pra mim mais minha velha. As crianças todas tentam beliscar o saquinho de farinha que a cabra-cega, de olhos vendados, no meio da roda, tem em uma das mãos; e ela tenta agarrar as que lhe aproximam. A que se deixa prender, ou tocar, passa a ser cabra-cega e o brinquedo ( a brincadeira) recomeça.

- Boca de Forno
Escolhem-se uma criança para iniciar a brincadeira, sendo o Mestre e coloca-a ao centro da roda. Ela começa o jogo dizendo os seguinte diálogo:

- Boca de forno? Todos respondem: - Forno!
- Tira bolo? Todos respondem:- Bolo!
- Farão tudo que seu mestre mandar? Todos repetem:- Faremos!
- E se não fizer ? Respondem: - levamos bolo !
- Rumanim, rumanim mandou..... (inventa uma missão para os participantes cumprirem)


A frase era completada com a ordem de executar uma ação qualquer a certa distância, como: beijar um poste, dar "boa noite" a alguém que estivesse à janela, trazer um objeto.

Os meninos partem em direção ao alvo, cumprem a tarefa proposta pelo Mestre e voltam em disparada, pois o último que chegar leva bolos e fica na espera. Antes de aplicar o bolo o Mestre pergunta: - que tipo de bolo vou dar nesse aqui? E quantos ? E todos dão palpites. Mas o mestre diz a palavra final.






- Eu sou pobre, Eu sou Rica


Dividem-se 2 equipes, uma serão os pobres e os outros serão os ricos.


Então a equipe denominada Pobre canta: "Eu sou pobre, pobre, pobre de marré, marré, marré. Eu sou pobre, pobre, pobre de marré DÊ CÊ".


A equipe das ricas respondem cantando: " Eu sou rica, rica, rica de Marré, marré, marré. Eu sou rica, rica, rica de Marré Dê Cê.


E quero uma de vossas filhas de marré, marré, marré. Quero uma de vossas filhas de marré DÊ CÊ.


Os pobres perguntam: "Que oficio da a ela de marré, marré , marré. Que ofício da a ela de marré Dê, Cê.




Então as ricas escolhem um emprego para a pobre escolhida, seja bom ou ruim, se for uma profissão que elas não gostarem elas respondem: " Esse emprego é pra você que não tem o que fazer, esse emprego é pra você de marré Dê Cê.




-Cavalo de Guerra








A brincadeira é feita em duplas. Consiste em montar um sobre os ombros do outro, colocando os pés para as costas do mesmo por sob os braços dele, de maneira a ficar bem firme sobre a sua montaria. A outra dupla faz o mesmo e depois de montados pegam-se pela mão direita e puxam-se mutuamente, até derrubar os cavaleiros. Quem conseguir ficar sem cair das costas do parceiro é o vencedor.
Essa brincadeira é mais segura quando feita na piscina.



– Roda – forme uma roda e cante cantigas antigas, como pau no gato, ciranda-cirandinha, a canoa virou, pirulito que bate bate, samba lelê, se esta rua fosse minha, serra serra serrador, etc.

- Estátua
Pode ser feita com música ou as crianças cantando. Uma das crianças é escolhida para fazer cócegas nas estátuas, quando a música parar, então quem rir vai sendo eliminado, o ultimo que ficar na brincadeira será o novo comandante.

-Bomba
Uma das crianças é escolhida para se retirar enquanto é escolhida a pessoa que será a bomba sem a que saiu perceber, daí chama-se de volta a que saiu e ela vai tentar adivinhar quem é a bomba tocando nas pessoas, enquanto isso as outras batem palmas, porém ao tocar na criança que foi escolhida para ser a bomba todos gritam fazendo o barulho da bomba. Então a próxima a sair e adivinhar será a que foi a bomba.


- Chuva de Palavras
Uma letra é sorteada com a contagem dos dedos que são colocados pelos participantes.
Em uma folha de papel divide-se colunas com temas a escolha do grupo, por exemplo: cidade, nomes próprios, cores, novelas, objetos, animais, etc... Todos terão que preencher todas as colunas com uma palavra para cada categoria que se inicie com a letra sorteada, quem for conseguindo concluir todas grita: terminei!, até que os outros não consigam mais lembrar de mais nada para terminar o seu.
Cada um diz a sua palavra escolhida, e todos conferem se está correto e os que preencheram corretamente e todo completo ganharão um ponto.

E


– Escravos de Jó – Duas pessoas cantam a música (escravos de jó, jogavam caxangá, tira, põe, deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá). Cada um com uma pedrinha ou um bombom na mão e vai seguindo o que diz a música.



– Amarelinha: faça um risco no chão e numere de 1 a 10, no ultimo faça um arco representando o céu. Pule com um pé só dentro de cada quadrado, sem errar.

- Jogo da Velha
Jogo de dois participantes, que se desenvolve sobre um traçado básico, formado por dois pares de linhas verticais cortados por duas horizontais. Os adversários, que alternam nas jogadas, tentam ocupar três casas seguidas em qualquer um dos sentidos. Ganha aquele que primeiro atingir o objetivo.
Diz-se que deu velha quando há empate. As casa são assinaladas com 0 ou X ou então marca-as com pedrinhas, caroços de milho e feijão.



– Batata quente- As pessoas ficam em círculo e alguém fica de fora. Passem uma bola bem rápida de mão em mão e quem estiver fora diz: “batata quente, quente, quente, …, queimou!”, em quem a bola parar no queimou é eliminado.




Corrida de saco - Ganha quem conseguir chegar na reta final primeiro



Bem essas foram reminiscências de brincadeiras de quando eu era criança que podem ser incorporadas nas escolas e até pelos pais para divertir a criançada. Posteriormente faremos outra matéria sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário